8º Congresso Brasileiro de Herpetologia reúne pesquisadores e colaboradores do Instituto Butantan
     Do dia 14 a 18 de agosto de 2017 aconteceu em Campo Grande (MS) o 8º Congresso Brasileiro de Herpetologia. Organizado pela Sociedade Brasileira de Herpetologia e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e com o tema “Do planalto dos Terena à planície dos Xaraés”, o congresso reuniu pesquisadores de todo o Brasil para apresentações de trabalhos e simpósios sobre diversidade e conservação de anfíbios e répteis.
    Na abertura do congresso, a participação dos índios da etnia Terena emocionou os participantes. Os índios afirmaram que eles também devem ser lembrados nas discussões de preservação da natureza, e que são eles os maiores interessados na conservação da nossa fauna e flora.
CBH 9

Índios da etnia Terena em apresentação cultural na abertura do VIII CBH

     Na sequência da apresentação cultural, o primeiro simpósio discutiu o papel da evolução de nichos e da história da paisagem na diversificação da herpetofauna Amazônica e da transição Amazônia-Cerrado, e foi ministrado brilhantemente pela Dra. Fernanda Werneck, pesquisadora do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e uma das ganhadoras do prêmio “Mulheres na Ciência”, promovido pela L`Oréal juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco/Brasil) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).
CBH 3

Pesquisadora Dra. Fernanda Werneck (INPA) durante simpósio.

     Vários pesquisadores do Instituto Butantan contribuíram em espaços formativos na programação do VIII CBH. O pesquisador Dr. Carlos Jared (imagem abaixo), do Laboratório de Biologia Celular, promoveu uma conferência onde foi discutida correlações entre glândulas e toxinas de anfíbios e répteis.

     

CBH 2

Pesquisador Dr. Carlos Jared em entrevista após o simpósio.

     A pesquisadora Dra. Selma Maria de Almeida Santos, do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan, juntamente com a Msc. Kalena Barros e Dra. Leticia Ruiz Sueiro promoveram um simpósio sobre como o conhecimento da biologia reprodutiva pode contribuir no manejo e na conservação de espécies ameaçadas e exóticas de serpentes e lagartos.
CBH


Pesquisadora Dra. Selma Maria de Almeida-Santos e sua equipe durante o simpósio.

     O Dr. Francisco L. Franco, do Laboratório de Coleções Zoológicas, coordenou um simpósio que discutiu problemas e perspectivas em coleções herpetológicas no Brasil.
CBH 15


Pesquisador Dr. Francisco Franco durante simpósio.

     Encerrando a programação dos simpósios, o pesquisador Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico, deu a palestra sobre divulgação científica e educação ambiental aplicadas à herpetologia.
CBH 14

Giuseppe Puorto durante debate após o simpósio.

CBH 16

Giuseppe Puorto ministrando a aula sobre Educação e divulgação científica aplicadas à herpetologia.

     Além dos simpósios e conferências, diversos alunos de graduação e pós-graduação apresentaram pôsteres e aulas abertas com resultados de suas pesquisas. Também houveram espaços descontraídos, como as “Herpetofestas” todas as noites em diferentes pontos da cidade, e a “Herpetocopa”, que reuniu a ala esportista dos herpetólogos.
CBH 7

Colaborador e pesquisador Marcelo Lucas (Museu Biológico) apresentando pôster durante o congresso.

CBH 13

Colaborador Bruno Costa (Laboratório de Ecologia e Evolução) apresentando pôster durante o congresso.

     A mensagem final do congresso é a necessidade de uma pesquisa integrativa, que reúna especialistas de diversas áreas atuando em conjunto com a sociedade através da educação e da divulgação científica. A demanda de maior unidade entre os pesquisadores foi repetida em vários discursos, tanto pela necessidade de dados mais robustos quanto pela conjuntura atual da ciência no Brasil.
    O Projeto Escalas da Biodiversidade esteve presente! O livro de colorir “Serpentes do Butantan” foi distribuído pela lojinha da Sociedade Brasileira de Herpetologia durante todo o evento. Fique atento às entrevistas e fotos que serão publicadas em breve com os pesquisadores presentes no 8o CBH.
CBH 8

Todos os participantes no fechamento do Congresso.

Deixe um comentário