Curso do Ornitologia de Campo no Instituto Butantan
     Na semana do dia 5 a 9 de junho de 2017, o Observatório de Aves – Instituto Butantan, em parceria com a Universidade de São Paulo e a SAVE Brasil, promoveram o Curso de Ornitologia de Campo – Aves como Bioindicadores. Nesta segunda edição do curso, participaram cerca de 25 alunos dentre biólogos, gestores e estudantes, que se interessam ou já trabalham com aves em campo.

 

Picture1

     O curso abordou diversas técnicas para o estudo da biologia de aves, com aulas teóricas e práticas de métodos de levantamento e monitoramento de aves. A programação do curso inclui também aulas teóricas que servem de base para os estudos de campo, como história natural, taxonomia e sistemática, migração, limites de muda, conservação, organização e análise de dados e ainda uma prática de taxidermia e coleção científica.
     Além da equipe de pesquisadores do OA-IBu, mais de 20 professores associados a outras instituições ministraram aulas e palestras durante o curso incluindo, além da USP e SAVE Brasil, UNESP, Biota Consultores, MZUSP e outras instituições.

 

Picture2

     Durante uma semana pesada, com aulas que iam das 7h às 18h30, os participantes puderam mergulhar no incrível mundo da ornitologia, trocar experiências profissionais e aprender um pouco mais sobre as diversas ferramentas que permeiam o estudo das aves no Brasil e no mundo.

Picture3

     Tanto os participantes do curso quanto os demais interessados podem ter acesso à programação e aos materiais que foram utilizados durante essa semana acessando o blog: https://ornitologiadecampobutantan.wordpress.com/
     Fiquem atentos à página de Cursos do Instituto Butantan. Todo semestre as inscrições são abertas e as vagas são limitadas: http://www.butantan.gov.br/cursos2017/Paginas/cursos.aspx

 

Deixe um comentário