Dia do Morcego no Butantan
     No último dia 03/11 o Cine Butantan apresentou a última parte da mostra “Morcegos”. O tema foi o projeto “Morcegos do Instituto Butantan”, que trata das espécies que vivem no parque, e de sua biologia, realizando também atividades de educação ambiental com estes habitantes da floresta urbana do Butantan.
     Idealizado pelo Centro de Desenvolvimento Cultural, o Cine Butantan oferece, todas as quintas e domingos, mostras e sessões com o objetivo de difundir o debate sobre a ciência. Surge ainda como um laboratório artístico científico, utilizando de filmes de todas as épocas para pensar e repensar o conhecimento científico.
     A convite de Adilson Mendes, coordenador da mostra, Amanda Viana e Rodolpho Gonçalves, do Museu Biológico, orientados pela pesquisadora Erika Hingst-Zaher, do Instituto Butantan – falaram para o público presente sobre os hábitos dos morcegos e sua importância para a saúde ambiental.
Pesquisadora Amanda Viana durante a palestra sobre os morcegos do Instituto Butantan.

Pesquisadora Amanda Viana durante a palestra sobre os morcegos do Instituto Butantan.

     Os filmes apresentados na mostra foram “ O Vampiro (Le Vampire)”, de Jean Painlevé (1945) e “O Vampiro Diabólico” (The Devil Bat), de Jean Yarborough (1940). Após os filmes houve um bate-papo para análise dos conceitos e mitos que surgiram nos dois filmes.
O vampiro diabólico (The Devil Bat), de Jean Yarborough, EUA, 1940, 70’

O vampiro diabólico (The Devil Bat), de Jean Yarborough, EUA, 1940, 70’

     A sessão foi finalizada com a apresentação de uma espécie de morcego, capturada no Instituto durante as sessões de marcação e captura para o monitoramento das populações. Os morcegos do gênero Glossophaga se alimentam basicamente de néctar, polén e frutos, podendo complementar sua dieta com insetos. Um espécime foi apresentado ao público, dando ênfase na relação entre sua morfologia e hábito alimentar. Após ser marcado com uma anilha numerada, para os estudos realizados pelos pesquisadores, o morcego foi novamente solto no mesmo lugar de sua captura.
Glossophaga sp. – Imagem: Tony Genérico

Glossophaga sp. – Imagem: Tony Genérico

     O público presente teve assim a oportunidade de conhecer um pouco mais estes simpáticos habitantes voadores de nossa floresta, e os estudos que são feitos com eles no Instituto Butantan, além de assistir a dois grandes filmes.

Deixe um comentário