Equipe

Erika Hingst-Zaher

Graduada em Ciências Biológicas (Ecologia) pela UFRJ, fez mestrado em Ecologia na mesma Instituição. Concluiu o doutorado em Genética com programa de bolsa sanduíche da CAPES na UFRJ e no American Museum of Natural History, Nova Iorque. Fez pós-doutoramento dentro do programa Jovem Pesquisador FAPESP no Museu de Zoologia da USP. É pesquisadora do Museu Biológico do Instituto Butantan, sendo responsável pelas linhas de pesquisa que envolvem divulgação científica. Além disso, atua nas áreas de mastozoologia, especialmente em morfometria e evolução da forma; invenários de fauna e monitoramento; planos de manejo e conservação. É pesquisador principal em dois projetos temáticos dentro do programa Biota Fapesp, e uma das organizadoras do Avistar Brasil.

Giuseppe Puorto

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. É Pesquisador Científico e Diretor Técnico do Museu Biológico do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia, e ainda na área de educação ambiental.

Silvia Regina Travaglia Cardoso

Bióloga formaada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, concluiu mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Interunidades em Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2011). Atuou por 25 anos no Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan. Há 19 anos é Pesquisadora Científica do Instituto Butantan, e atualmente faz parte da equipe do Museu Biológico do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Herpetologia, com ênfase em manutenção de serpentes em cativeiro, reprodução de serpentes, reprodução, história natural e atividades biológicas dos venenos ofídicos.

Hana Suzuki

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, concluiu seu mestrado em Oceanografia Biológica e doutorado em Oceanografia Biológica, abos pela Universidade de São Paulo. Fez Pós-doutoramento pela University of North Carolina, University Of Tokyo, e pela Kansai University. É Pesquisador Científico IV do Museu Biológico do Instituto Butantan e Colaborador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes.

Giulyana Althmann Benedicto

Bióloga graduada pela PUC-Campinas, especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP. Foi colaboradora em projetos de pesquisa na Seção de Ornitologia do Museu de Zoologia da USP. Atua em inventários e monitoramentos de aves, sendo anilhadora sênior pelo CEMAVE. Coordena o projeto de interação aves e plantas e programa de monitoramento fenológico no Parque do Instituto Butantan. Atua no projeto de monitoramento das aves do parque e projetos relacionados à Ciência Cidadã.

Luciano Moreira Lima

Ornitólogo, especialista em biogeografia de aves Neotropicais e biologia da conservação. Coordena os projetos científicos, o monitoramento e levantamento de aves no Parque do Instituto Butantan e em outras localidades,  desenvolve e ministra as atividades educativas e de divulgação.

Luiza Teixeira-Costa

Botânica, coordena e participa de diversos projetos científicos, especialmente de caracterização da vegetação e levantamentos históricos, história da ciência e divulgação científica. Participa da elaboração e realização de atividades educativas no Parque do Instituto Butantan.

Bruno Cardoso do Amaral

Gestor Ambiental com experiência em levantamentos florísticos, caracterização de estruturas florestais, frugivoria, dispersão de sementes e elaboração de projetos de restauração ecológica de Mata Atlântica. Coordena projetos relacionados a levantamentos florísticos e florestais e participa dos projetos com a fauna, além das atividades de divulgação oferecidas ao público do Parque.

Rodolpho Gonçalves da Silva

Biólogo, é responsável pelo levantamento de espécies de mamíferos do parque do Instituto Butantan, pela manutenção do site dos diversos projetos, produção de conteúdo para mídias sociais, e produção de material de divulgação.

Mariana Dutra Fogaça

Graduada em Ciências Biológicas pela PUC-SP, fez mestrado em Etologia pelo Instituto de Psicologia da USP onde também concluiu o doutorado em parceria com a Universidade da Cidade de Kansas. Atua com comportamento de primatas com ênfase na perspectiva evolutiva das interações entre comportamento alimentar, cognição, propriedades físicas do alimento, e morfologia,de primatas do Novo Mundo.

Amanda Viana

Bióloga, graduada pela UFRRJ, atua com levantamento das espécies de morcegos do Parque do Instituto Butantan, de ectoparasitas e análise de vírus nessas populações. Realiza também atividades de educação ambiental e divulgação científica voltada para a quiropterofauna, com a produção de materiais didáticos.

Alcides Dutra

Economista, auxilia nos projetos científicos de coleta de dados e monitoramento, e atividades voltadas para o público.

Marcelo Harry Fritz

Engenheiro especialista em desenvolvimento de tecnologias digitais. Trabalha nos projetos científicos, mídias digitais e atividades para os visitantes do Instituto Butantan.

Karlla Barbosa

Bióloga e mestre em conservação da biodiversidade, é especialista em biologia e conservação de aves e borboletas, utilizando esses grupos como ferramenta para educação. Trabalha na SAVE Brasil como coordenadora de projetos e atua em parceria em projetos no Observatório de aves do Butantan.

Denis Vinicius de Mello

Formado em Tecnologia em Mecatrônica e MBA em Gestão de TI, é agora um graduando em Gestão Ambiental e finalizando uma Pós Gradução em Gestão Ambiental e Sistemas Integrados. Realiza o trabalho de Levantamento de Lepidópteros (borboletas) nas áreas do Instituto Butantan e auxilia nas iniciativas relacionadas à Tecnologia e integração.

Juliana Hiromi Nakayama Machado

Bióloga licenciada, concluindo o Bacharelado em Ciências Biológicas, responsável pelo projeto dos pica-paus.

Priscila Couto

Pós Graduada em “Manejo e Conservação de Animais Silvestres”, Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas. Bacharel em Turismo. Com experiência na área de manejo e conservação de animais silvestres e exóticos em cativeiro. Voluntaria no observatório de aves – Instituto Butantan.

Beatriz M Schroter

Aluna de Ensino Médio da Escola da Vila, acompanha as populações de papagaios que utilizam o parque do Instituto Butantan, para saber do que se alimentam, onde dormem e quando se reproduzem.

Chloé Kipnis

Aluna de Ensino Médio da Escola da Vila, faz o levantamento de espécies de borboletas que vivem no parque do Instituto Butantan.

Juliana de Lima Pereira

Estudante de Ciências Biológicas, desenvolve projeto de iniciação científica relacionada à avifauna do parque, coordena monitoramento dos ninhos das aves que se reproduzem no Instituto Butantan, auxilia e dá suporte às ações de divulgação científica desenvolvidas pelo observatório.

Julia Amaral Freitas Oliveira

Estudante de Ciências Biológicas, desenvolve projeto de iniciação científica relacionada à avifauna do parque, coordena monitoramento dos ninhos das aves que se reproduzem no Instituto Butantan, auxilia e dá suporte às ações de divulgação científica desenvolvidas pelo observatório.