Instituto Butantan participa do Festival Aves de Paraty
     Desde 2012 a Associação Cairuçu e a SOS Mata Atlântica promovem em Paraty o maior evento de educação ambiental da região. Conhecida como “birdwatching”, a atividade de observação de aves, tema importante do evento, torna-se cada vez mais popular no mundo todo e no Brasil, trazendo consigo um potencial enorme de promover a conservação e aproximar as pessoas da natureza.
   Com palestras, passeios para observação de aves e muitas atividades de educação ambiental, o Festival Aves de Paraty estimula não apenas a observação de aves e sua preservação no ambiente, mas o contato com o mundo natural, e a cada ano atrai mais interessados brasileiros e estrangeiros, reunindo uma ampla gama de assuntos em um grande evento educativo voltado para crianças em idade escolar.
Palestra ministrada pelo ornitólogo Luciano Lima, do Observatório de Aves - Instituto Butantan.

Palestra ministrada pelo ornitólogo Luciano Lima, do Observatório de Aves – Instituto Butantan.

      As atividades de educação, em especial, foram de grande atração do Festival. Foram quatro dias, das 8h às 17h, recebendo escolas e famílias no Museu Forte Defensor Perpétuo em Paraty.
    As atividades visavam aproximar o público da natureza, ensinar de forma interativa sobre hábitos, alimentação e reprodução de aves e outros animais, sensibilizar sobre o impacto humano no dia a dia, exercitar os sentidos na observação do ambiente a partir de trilhas divertidas, o labirinto das aves, um dia de João de Barro, Teatro das aves, etc.
Passeio para observação de aves durante o evento.

Passeio para observação de aves durante o evento.

     Um destaque das atividades educativas foi a Tenda da Ciência. Em parceria com o Projeto FAPESP Escalas da Biodiversidade e o Instituto Butantan, o Festival contou com um espaço destinado ao aprendizado sobre serpentes. Ali, o objetivo era apresentar ao público as serpentes mais comuns da região, seus venenos, e suas relações com as aves de modo geral dentro da temática da alimentação e da interação presa-predador, mostrando que serpentes e aves fluem entre cada parte dessa interação, desmistificando o caráter negativo atribuído às cobras.
Atividade sobre aves e serpentes na Tenda da Ciência.

Atividade sobre aves e serpentes na Tenda da Ciência.

Interesse das crianças ao longo da atividade sobre serpentes.

Interesse das crianças durante a atividade sobre serpentes.

     O Festival acontece anualmente, em setembro, mas as atividades voltadas para observação e preservação das aves de Paraty são contínuas e em parceria com diversas escolas da região. Esperamos que o vínculo com o Butantan prossiga nos próximos anos, para que a incrível diversidade das serpentes e a sua importância no ambiente possam alcançar mais públicos.

Deixe um comentário