Mini Simpósio: “Biologia e veneno de serpentes Dipsadidae”

escala da biodiversidade

     No dia 8 de fevereiro o Instituto Butantan oferecerá a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e interessados o Mini Simpósio: “Biologia e veneno de serpentes Dipsadidae”. O evento é organizado pelo Dr. Inácio Junqueira, e apoiado pelo CETICs, pelo Programa de Pós-Graduação em Toxinologia e pela FAPESP, e ocorrerá das 9h às 12h.
     Os Dipsadidae são um grupo de serpentes distribuição Neotropical que representa cerca de 20% das espécies viventes. São extremamente diversificados, com pelo menos 267 espécies conhecidas no Brasil.
     Esse grupo apresenta uma grande variação de estratégias alimentares, com espécies amplamente generalistas e espécies especialistas, e um tema recente de debates’é o quanto a diversidade do veneno pode estar relacionada ao surgimento desta diversidade. Os venenos deste grupo são pouco estudados, em parte devido ao fato de que os acidentes com estas espécies não são, de modo geral, graves. No entanto, sabe-se que possuem grande riqueza de moléculas, e esta diversidade está ainda por ser descoberta.
     O mini-simpósio trará ao público o estado da arte das pesquisas com esse grupo, definindo os próximos passos ao estimular a discussão sobre taxonomia, história natural e composição das toxinas.
     O programa do simpósio e maiores informações podem ser consultados em http://www.butantan.gov.br/Paginas/Mini-Simp%C3%B3sio-Biologia-e-veneno-de-serpentes-Dipsadidae.aspx

CeTICS

Deixe um comentário