Entre os dias 5 e 9 de junho de 2017, de 7:00 às 18:00, acontece o Curso de Ornitologia de Campo – aves como bioindicadores, oferecido pela equipe do Museu Biológico – Observatório de Aves, em parceria com a SAVE Brasil e com a Universidade de São Paulo.
     Em sua segunda edição, o curso tem como objetivo oferecer uma oportunidade de contato com técnicas de campo utilizadas para o estudo de aves, além de uma base teórica que subsidie o uso das diversas técnicas.
    A primeira edição do curso, realizada em julho de 2016, reuniu um total de 27 alunos com diferentes formações, incluindo profissionais, acadêmicos e graduandos das áreas de veterinária, biologia, zoologia, e consultores na área de meio ambiente.
    O curso contará com aulas teóricas e práticas realizadas na floresta do Instituto Butantan, bem como exposição de diversos estudos de casos. Serão abordadas diversas técnicas para o estudo da biologia de aves, com aulas práticas de anilhamento e coleta de dados, outros métodos de levantamento e monitoramento de aves, radiotelemetria, história natural e conservação. Os temas das aulas teóricas servem como base para os estudos de campo – migração, limites de muda, história natural, conservação, organização e análise de dados.
    As inscrições para a edição deste ano já estão esgotadas, mas você pode acessar a bibliografia recomendadapara o curso, bem como o cronograma e programa detalhado, através do site: https://ornitologiadecampobutantan.wordpress.com