Pica-paus

21072016-_DSC4833     Os pica-paus são conhecidos por perfurar a madeira, e por isso muitos acham que eles se alimentam dela (como no desenho animado, O Pica-Pau). Na verdade, os pica-paus comem os insetos e outros pequenos animais que vivem dentro da madeira, como formigas e larvas de besouros. Vivem em variados ambientes, no mundo inteiro e o Instituto Butantan!
     Aqui no Instituto Butantan é possível ver muitos pica-paus de sete espécies diferentes: o pica-pau-do-campo (Colaptes campestris), o pica-pau-branco (Melanerpes candidus), o pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros), o picapauzinho-verde-carijó (Veniliornis spilogaster), o picapauzinho-de-coleira (Picumnus temminckii), o pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) e o pica-pau-de-penacho-amarelo (Celeus flavesceis). Todas estas espécies convivem muito bem, mesmo compartilhando os alimentos e também uma floresta relativamente pequena, de apenas 80 hectares.
     Nós estudamos o comportamento dos pica-paus no Instituto Butantan para entender melhor quais são os alimentos que cada espécie prefere, quais as árvores importantes para estas aves, e o que elas precisam para continuar se reproduzindo neste parque urbano, para que possam continuar a encantar os visitantes do Instituto Butantan.