Aves

     Com quase duas mil espécies, o Brasil é o segundo país do mundo em riqueza de aves, e o primeiro em número de espécies ameaçadas de extinção, com 164 espécies listadas. Surpreendentemente, até recentemente não existia nenhum observatório de aves em atividade no país, para o estudo contínuo das populações. Esse cenário mudou com a fundação em 2014 do Observatório de Aves – Instituto Butantan (OAIBu).
     As atividades desenvolvidas pelo OAIBu incluem o levantamento e monitoramento de longo prazo da avifauna de diferentes áreas, o estudo de aspectos ligados a biologia e ecologia das espécies e a realização de vigilância ambiental em saúde através de aves silvestres. Além disso, também são desenvolvidas atividades educativas e de divulgação científica para diferentes públicos.
     Um dos pontos centrais das atividades é o parque do Instituto Butantan, uma ilha verde com mais de 60 hectares de floresta localizada dentro da área urbana da cidade de São Paulo. Além do monitoramento das aves através de censo e anilhamento, no campus são desenvolvidas atividades educativas como o #vempassarinhar, a caminhada mensal de observação de aves promovida pelo OAIBu.