Primatas

     Os seres humanos, os símios, como chimpanzés e gorilas, os lêmures e os macacos são mamíferos conhecidos como primatas.  Existem 424 espécies de primatas o Brasil o país com maior diversidade de primatas do mundo, com 118 espécies.
Mapa da distribuição dos primatas brasileiros ameaçados.

Mapa da distribuição dos primatas brasileiros ameaçados.

     Algumas espécies de macacos são endêmicos do Brasil, ou seja existem apenas no nosso país. Como as quatro espécies de mico-leão (mico-leão-dourado – Leontopithecus rosalia, mico-leão-de-cara-dourada – L. chrysomelas, mico-leão-preto – L. chrysopygus e mico-leão-de-cara-preta – L. caissara), as duas espécies muriqui (muriqui-do-sul – Brachyteles arachnoides e muriqui-do-norte – B. hypoxanthus), o sagui-anão (Callibella humilis) e as seis espécies de sagui (sagui-de-tufo-branco – Callithrix jacchus, sagui-de-tufo-preto – C. penicellata, sagui-de-weid – C. kuhlii, sagui-de-cara-branca – C. geoffroyi, sagui-da-serra-escuro – S. aurita e sagui-da-serra – C. flaviceps).
Macaco prego (Sapajus libidinosus)

Macaco prego (Sapajus libidinosus) Imagem Mari Fogaça

     O Bioma com maior diversidade é a Amazônia com 92 espécies, seguido da Mata Atlântica com 24 espécies, Cerrado e Pantanal com 5 espécies e Pampa onde ocorre apenas uma espécie o bugio.
Mapa dos biomas do Brasil

Mapa dos biomas do Brasil.

    Os macacos brasileiros são diversos tanto em morfologia quanto em comportamento. Eles podem ocupar áreas de vida bem restritas como o mico-leão-de-cara-preta ou possuir distribuição geográfica ampla como o bugio (Alouatta caraya). Variam muito em tamanho e podem pesar apenas 156 gramas como o sagui-leãozinho (Cebuella pygmae) até 13 kilos como o muriqui. Também são capazes de explorar um ampla variedade de recursos alimentares, como insetos, frutos, outros mamíferos e cobras.
Mapa de distribuição de area de vida.

Mapa de distribuição de área de vida.

     Infelizmente 26 espécies de macacos brasileiros estão ameaçados de extinção segundo a IUCN. As principais ameaças para a sobrevivências dos primatas são o desmatamento a fragmentação do habitat.
     Dessa forma, os trabalhos realizados pelos pesquisadores do Gabinete de Curiosidades são muito importante pois visam entender os comportamentos dos primatas e aproximar o público com esses incríveis animais.